Profissões liberais são cruciais para o desenvolvimento económico dos países

As comemorações do Dia das Profissões Liberais 2023, a 2 de maio, estão em destaque na edição de junho da publicação Ceplis Telegram.

“A contribuição das profissões liberais para o desenvolvimento económico de um país é crucial. Graças às suas competências e capacidade de renovação constante, representam um verdadeiro impulso para a transição ecológica e digital”, salientou Gaetano Stella, presidente do CEPLIS.

No âmbito do Ano Europeu das Competências, a Comissão Europeia adoptou duas propostas que visam dotar os cidadão europeus de uma qualidade de ensino, inclusivo e acessível em matérias de competências digitais.

“Ter uma força de trabalho com as competências que são procuradas contribui para o crescimento sustentável, conduz a mais inovação e melhora a competitividade das empresas. Os trabalhadores qualificados beneficiam de melhores oportunidades de emprego, bem como de possibilidades mais amplas de se envolverem plenamente na sociedade. Este aspeto é fundamental para assegurar que a recuperação económica, bem como as transições ecológica e digital, sejam socialmente justas e justas.”

Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão da Comissão Europeia

Nesta edição fique a conhecer as novas regras da Comissão Europeia para a propriedade intelectual.

Ativos intangíveis como marcas, designs, patentes e dados são cada vez mais importantes na economia do conhecimento atual. A propriedade intelectual é um fator-chave para o crescimento económico, pois ajuda as empresas a obter valor de seus ativos intangíveis. As indústrias com uso intensivo de propriedade intelectual representam quase metade de todo o PIB e mais de 90% de todas as exportações da UE.

Consulte gratuitamente estes e outros artigos do Ceplis Telegram (pdf).