Europa atenta aos profissionais liberais em Portugal

As atividades da Associação Nacional dos Profissionais Liberais (ANPL) foram destacadas no Ceplis Telegram, publicação do Conselho Europeu das Profissões Liberais. Desde a sua criação na década de 1970, o Ceplis é a única organização que representa os interesses dos profissionais liberais a nível europeu.

O Ceplis Telegram, publicação amplamente disseminada, refere que a ANPL foi recebida no Parlamento português, em julho, por deputados do PS da 1ª Comissão, de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades , Joana Sá Pereira e Pedro Anastácio, respetivamente coordenadora e membro do Grupo de Trabalho-Ordens Profissionais.

Temas como a representatividade dos profissionais liberais em Portugal, o estatuto do profissional liberal, o exercício das profissões liberais na Europa e no mundo, o interesse dos consumidores e o futuro das profissões liberais, foram conjuntamente abordados de forma aprofundada.

Nesse encontro foi também sinalizado o impacto da saúde mental e da ansiedade financeira, que afetam os profissionais liberais.

A realização pela ANPL do 1º Fórum Profissional Liberal, a 23 de setembro, no Porto, mereceu igual destaque no artigo do Ceplis Telegram. A ANPL pretende prestar contas à sociedade e aos profissionais que representa, apresentar e discutir as suas atividades e projetos com os profissionais liberais, representantes ao nível europeu e mundial e com parceiros sociais e institucionais, bem como individualidades de referência no mundo das organizaçōes e relações laborais que irão marcar presença no Fórum, em parceria e com o apoio da Câmara Municipal do Porto.

Quatro grandes temas da atualidade

  • As metas para a restauração dos ecossistemas na Europa até 2030.
  • Relatório mede desempenho das pequenas e médias empresas no espaço europeu.
  • O setor farmacêutico está em risco de perder competitividade para a concorrência chinesa e norte-americana.
  • Nova legislação aumentar investimento e recuperar mercado nos semicondutores

Consulte gratuitamente estes artigos do Ceplis Telegram (pdf).