Comissão Europeia quer modernizar pagamentos digitais

A Comissão Europeia apresentou recentemente propostas para levar os pagamentos e o setor financeiro em geral para a era digital.

As novas regras ambicionam melhorar a proteção dos consumidores e a concorrência em matéria de pagamentos eletrónicos e permitir que os consumidores partilhem os seus dados de modo seguro, para que possam obter uma gama mais vasta de produtos e serviços financeiros melhores e mais baratos. “Estas propostas centram-se nos interesses dos consumidores, na concorrência, na segurança e na confiança.”, explica a Comissão.

O mercado dos serviços de pagamento mudou significativamente nos últimos anos. Os pagamentos eletrónicos na UE têm vindo a aumentar constantemente, atingindo 240 biliões de EUR em valor em 2021 (em comparação com 184,2 biliões de EUR em 2017). Esta tendência foi acelerada pela pandemia de COVID-19.

Entraram no mercado novos prestadores, graças às tecnologias digitais, prestando em especial serviços de «banca aberta», ou seja, a partilha segura de dados financeiros entre bancos e empresas de tecnologia financeira («fintechs»). Surgiram também tipos de fraude mais sofisticados, colocando os consumidores em risco e corroendo a confiança.

A publicação digital Ceplis Telegram dá destaque a este tema na sua edição nº12 de 2023.

Consulte gratuitamente este e outros artigos no Ceplis Telegram (pdf).