1º Fórum Profissional Liberal recebe Unión Profesional (UP) de Espanha

Elena Córdoba Azcárate, Diretora para as Relações Internacionais da UP estará presente no Porto.

O subsector dos serviços profissionais em Espanha representa 13,1% do Valor Acrescentado Bruto (VAB) da economia, 14,4% do emprego direto, 19,1% do tecido empresarial e mais de 30% do investimento empresarial em I&D.

Elena Córdoba Azcárate é advogada em Espanha, licenciada em Direito e licenciada em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Complutense de Madrid, com parte dos seus estudos realizados na City University of London. Especializada em assuntos públicos e relações internacionais, é Diretora de Relações Internacionais na Unión Profesional.

A sua vasta experiência na associação estatal que reúne as profissões colegiadas espanholas permitiu-lhe lidar com diversas políticas e regulamentações, tanto europeias como nacionais, que têm um impacto significativo na sociedade civil e no subsector das profissões liberais. A experiência adquirida permitiu-lhe especializar-se em política de reconhecimento de qualificações profissionais a nível comunitário e foi selecionada em 2020 pela Comissão Europeia como uma das 19 especialistas que compõem a plataforma europeia Fit For Future, encarregada de rever e avaliar a legislação da UE. Atualmente, é oradora responsável por um Parecer sobre mobilidade profissional nesta mesma Plataforma.

Unión Profesional (UP) foi criada em 1980. O seu objetivo é promover o interesse público e coordenar as funções de interesse social, bem como defender os interesses profissionais. É composta por 34 Conselhos Gerais e Superiores e Colégios Profissionais de âmbito nacional – corporações de direito público que desempenham funções públicas de regulação deste setor – que, juntos, incluem mais de 1.000 colégios profissionais e delegações de âmbito territorial que agrupam cerca de 1.500.000 de profissionais colegiados em todo o território. Abrange os setores: jurídico, de saúde, económico, social, científico, arquitetura, engenharia e docência. Devido à sua estrutura, tem um carácter interdisciplinar.

O subsector dos serviços profissionais em Espanha representa 13,1% do Valor Acrescentado Bruto (VAB) da economia, 14,4% do emprego direto, 19,1% do tecido empresarial e mais de 30% do investimento empresarial em I&D.

Atualmente, a UP é presidida por Victoria Ortega Benito, que também é presidente do Conselho Geral da Advocacia Espanhola. A nível internacional, a UP desenvolve uma intensa atividade. Detém a vice-presidência da União Mundial das Profissões Liberais (UMPL) – uma instituição com estatuto de órgão consultivo das Nações Unidas – e do Conselho Europeu das Profissões Liberais (CEPLIS).

Em Portugal, apesar de ultrapassarem já 430.000 profissionais regulamentados e mais de 200.000 exercendo atividades profissionais qualificadas, mas não regulamentadas, vemos os profissionais liberais sem representação e defesa plena dos seus interesses nomeadamente nas vertentes económica, fiscal e proteção social.

Estas realidades serão debatidas no 1º Fórum Profissional Liberal, que irá decorrer no próximo dia 23 de setembro, no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett nos Jardins do Palácio de Cristal no Porto. Um evento que tem o apoio da Câmara Municipal do Porto. As inscrições são gratuitas e destinadas exclusivamente a profissionais liberais podendo ser efetuadas em https://anpl.pt/forum/inscricao/.

Subscreva a nossa newsletter para acompanhar as atividades da ANPL.