O 1º Fórum Profissional Liberal da ANPL – Associação Nacional de Profissionais Liberais, presidida por Orlando Monteiro da Silva, apresentou as suas atividades e projetos aos profissionais liberais presentes, aos parceiros sociais e institucionais, bem como a individualidades de referência no mundo da organização e relações laborais da Assembleia da República e do Governo que marcaram presença.
Simbolicamente, o Fórum realizou-se a 23 de setembro, Dia Mundial das Profissões Liberais, decretado pela União Mundial das Profissões Liberais.
No período de abertura foi apresentado o DataHub das Profissões Liberais, uma iniciativa da ANPL, em parceria com a Minrs – Data Driven Decisions, com o intuito de relevar os números da representatividade e promover a importância das profissões liberais em Portugal.
Eunice Carrilho, vice-presidente da ANPL, e Miguel Pais Clemente, vogal do Conselho Fiscal, apresentaram antes da abertura o enquadramento do Fórum nos seus diversos painéis.

Na abertura, Sebastião Feyo de Azevedo, presidente da Assembleia Municipal do Porto, abriu os trabalhos em representação do presidente da Câmara Municipal do Porto.

Seguidamente, Francisco Assis, presidente do Conselho Económico e Social (CES), referiu a importância da existência de uma organização como a ANPL, oriunda da sociedade civil na área das profissões liberais.

Orlando Monteiro da Silva referiu na sua intervenção o âmbito de atuação e descrição dos propósitos da ANPL.

No painel seguinte, O Interesse dos Cidadãos e Consumidores, discutiu-se de entre vários temas a autonomia, independência e regulação profissional dos profissionais liberais. A moderação coube a Artur Miler, vogal da Direção da ANPL.
Participaram André Pinção Lucas, diretor executivo do Instituto Mais Liberdade, António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, Cláudia Martins Costa, do Conselho Geral da Ordem dos Advogados, em representação da bastonária, e Rui Ferraz, diretor comercial da Innovarisk Underwriting.


No painel Os Profissionais Liberais na Europa e no Mundo. Em cima da mesa estiveram temas como o talento, a representação, a mobilidade, o reconhecimento de qualificações e a formação contínua nas profissões liberais.
Moderado por Filipe Novais, presidente do Conselho Fiscal da ANPL, teve como intervenientes Elena Córdoba Azcárate, diretora do Departamento Internacional da Unión Profesional de Espanha, Divanzir Chiminacio, presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais do Brasil, Ricardo Valente, vereador da Câmara Municipal do Porto e Theodoros Koutroubas, diretor geral do CEPLIS – European Council of Liberal Professions.



Antes do almoço, teve lugar a assinatura de um protocolo de parceria entre a ANPL e o Fórum Saúde XXI.
Na parte da tarde, iniciou-se o painel Os Profissionais Liberais em Portugal. Debateu-se a representatividade, o trabalho, a proteção social e fiscalidade, o risco e a digitalização das profissões liberais.
A moderação esteve a cardo de Elsa Veloso, Vogal da Direção da ANPL. Intervieram Ana Teresa Ribeiro, professora da Universidade Católica do Porto, Filipa Iglésias, advogada especialista em proteção de dados e privacidade, João Ascenso, advogado e especialista em direito fiscal, da parte da ANPL, João Miguel Santos, client engagement & retention da Ageas Seguros, Luís Ceia, vice-presidente da AEP – Associação Empresarial de Portugal, e Nuno Catarino, diretor da Associação Nacional de Agentes e Corretores de Seguros, APROSE.




Num momento dedicado aos profissionais liberais das artes e cultura, Pedro Abrunhosa teve ocasião de integrar um painel com o presidente da ANPL, Orlando Monteiro da Silva, Eunice Carrilho e Miguel Pais Clemente.


A meio da tarde teve lugar um animado debate relativo ao Estatuto do Profissional Liberal em Portugal. Moderado por Fernando Rodrigues Pereira, vice-presidente da ANPL, em que se fizeram representar pelo Partido Socialista o deputado Tiago Barbosa Ribeiro, pelo Partido Social Democrata o deputado Paulo Rios de Oliveira e pela Iniciativa Liberal a deputada Carla Castro.




No final, um resumo geral do Fórum foi apresentado por João Monteiro, secretário executivo da ANPL.
Num painel com moderação de Carla Teixeira Dias, presidente da Assembleia Geral da ANPL, em que ainda participou Orlando Monteiro da Silva e o secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, António Mendonça Mendes, que encerrou o Fórum em nome do Governo.


A Associação Nacional dos Profissionais Liberais agradece os apoios dos parceiros identificados em baixo. Sem eles o Fórum, gratuito para profissionais liberais não teria sido possível de levar a cabo. Agradecemos ainda a um conjunto de pessoas que foram absolutamente fundamentais e que de forma voluntária e anónima, membros e simpatizantes da ANPL apoiaram probono o evento. Agradecemos ainda à Super Bock Group e à Buondi.
As intervenções em vídeo dos diversos painéis serão disponibilizados brevemente no site da ANPL em https://anpl.pt/forum/.
Uma seleção de fotos estã publicadas em álbum no Facebook.

