Francisco Assis, presidente do CES, no 1º Fórum do Profissional Liberal.
O CES – Conselho Económico e Social de Portugal é um órgão constitucional de consulta e concertação social tendo por principais objectivos a promoção da participação dos agentes económicos e sociais nos processos de tomada de decisão dos órgãos de soberania, no âmbito de matérias socioeconómicas, sendo, por excelência, o espaço de diálogo entre o governo, os parceiros sociais e restantes representantes da sociedade civil organizada.
A ANPL – Associação Nacional dos Profissionais Liberais, presidida por Orlando Monteiro da Silva, dirige-se aos detentores de qualificações de natureza intelectual, incluindo aqueles de índole artística e cultural, promovendo a sua responsabilidade, autonomia e independência no superior interesse dos consumidores e da comunidade em geral.
Da União Europeia veio Theodoros Koutroubas, director geral da CEPLIS, o Conselho Europeu das Profissões Liberais, com sede em Bruxelas. O CEPLIS é a única associação interprofissional que reúne as profissões liberais a nível comunitário, representando-as perante as instituições e órgãos da União Europeia.
A “Unión Profesional” (UP), representada pela diretora de Assuntos Internacionais, Elena Córdoba Azacarate, foi criada em Espanha em 1980, e que tem como objetivo a prossecução do interesse público e a coordenação de funções de interesse social, bem como a defesa de interesses profissionais. É composta por 34 conselhos gerais e superiores e Associações Profissionais de nível estadual que, em conjunto, compõem mais de mil associações profissionais e delegações territoriais que agrupam 1.5 milhões profissionais registados em Espanha. Abrange os sectores: jurídico, saúde, económico, social, científico, arquitetura, engenharia e ensino. Tendo em conta a sua estrutura, possui um caráter interdisciplinar.
O Brasil esteve representado por Divanzir Chiminacio, o presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais. A CNPL abrange 31 federações e mais de 500 sindicatos representantes de 56 categorias de profissões liberais e de cerca de 15 milhões de profissionais em todos os estados do Brasil. Divanzir é de Curitiba, Paraná, e é um profissional da contabilidade no ativo.
