ANPL apela à união “na diversidade” dos profissionais liberais (vídeo)

“Organizamos este primeiro Fórum para ajudar os profissionais liberais uma experiência adicional de reflexão sobre a sua condição, sobre a forma de estar atualmente no mundo do trabalho e da mais valia que representamos e, sobretudo, aquilo que podemos vir a representar”, justificou Orlando Monteiro da Silva, na sessão de abertura.

Apenas quando formos convenientemente ouvidos, reconhecidos e valorizados, evitaremos a proletarização e degradação destas profissões e a afetação da qualidade na prestação dos respetivos serviços às empresas e à sociedade ou a saída de muitos dos mais qualificados do nosso país, contribuindo assim para a perda de competitividade de Portugal”, adiantou.

O presidente da ANPL realçou que, nos últimos cinco anos, o número de trabalhadores independentes, com habilitações superiores, cresceu cerca de 40 por cento. “O mundo de trabalho mudou e continua permanece num processo de mudança acelerada, A realidade dos profissionais liberais em Portugal é “um mundo heterogêneo, complexo e que necessita ser decomposto e estudado.” Mesmo assim, “há muita coisa que nos une nesta diversidade”.

Assista o vídeo integral na intervenção do presidente da ANPL.