Pedro Abrunhosa: “profissional liberal é um motor da economia”

“Pedro Abrunhosa, um dos mais reconhecidos homens do palco em Portugal, também ele profissional liberal das artes e da cultura, ajudará a evidenciar os profissionais liberais deste setor, com as suas especificidades ainda mais vincadas que noutras profissões”, enquadrou o moderador Miguel Pais Clemente, vogal do Conselho Fiscal da ANPL, no Fórum Profissional Liberal.

A moderação do painel contou ainda com a participação de Orlando Monteiro da Silva e Eunice Carrilho, presidente e vice-presidente da Direção da ANPL. O presidente da ANPL lembrou que “Pedro Abrunhosa é um profissional liberal, que dá emprego a muitos profissionais liberais.”

Na sua intervenção, Pedro Abrunhosa defendeu “a primeira característica do profissional liberal é de um certo arrojo. Ele acredita que, com as suas capacidades, os seus atributos, qualificações académicas, ele poderá singrar no mercado”. “O profissional liberal é um motor da economia”, acrescentou.

O artista recordou parte do seu percurso profissional e enunciou os principais desafios profissionais inerentes ao setor da cultura, como a salvaguarda dos direitos de autor.

Nesta área, frisou que “o estatuto do artista não satisfez as partes. É um estatuto que está a meio gás. Não é satisfatório. É um trabalho em curso. Temos feito, através das associações que nos congregam, que são as dos autores, a SPA, que vai fazer 100 anos agora, que defende a autoralidade de forma clara a transparente.”

Assista à gravação integral do painel com Pedro Abrunhosa.

Organizado pela ANPL, o Fórum Profissional Liberal decorreu no Porto a 23 de setembro, Dia Mundial das Profissões Liberais, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, nos Jardins do Palácio de Cristal.

A ANPL pretendeu prestar contas à sociedade e aos profissionais que representa, apresentar as suas atividades e projetos aos seus representantes ao nível europeu e mundial e aos parceiros sociais e institucionais, bem como a individualidades de referência no mundo da organização e relações laborais que participaram no Fórum, com apoio da Câmara Municipal do Porto.