A proposta da ANPL para um novo modelo de retenção de IRS para recibos verdes, divulgada no jornal ECO, mereceu destaque na publicação Telegram, do CEPLIS.
Com sede em Bruxelas, o CEPLIS, desde a sua criação na década de 1970, é a única organização que representa os interesses dos Profissionais Liberais ao nível europeu.
É fundamental garantir que não há grandes desigualdades e injustiças entre quem trabalha por conta de outrem e quem livremente decide trabalhar por conta própria.
No entanto, a ANPL é contra propostas uniformizadoras em que os modelos dos trabalhadores dependentes são transpostos para os profissionais liberais sem que se reconheçam as particularidades e especificidades de quem exerce uma profissão liberal.
Consulte as propostas na integra em PS propõe novo modelo de retenção IRS para recibos verdes.

Independência farmacêutica
A Europa está muito dependente de importações de matérias primas para produzir medicamentos, alertou a 13 de dezembro o Comité Económico e Social Europeu (CESE).
A excessiva dependência de importações da Ásia, em especial a China, levantam preocupações sobre resiliência da cadeira de fornecimento, volatilidade de preço e potenciais riscos geopolíticos.
“O CESE solicita com urgência um plano de ação sólido para atrair a produção de princípios ativos farmacêuticos e de medicamentos acabados para a União Europeia (UE). Insta a Comissão Europeia a criar um novo mecanismo abrangente da UE para apoiar a produção de princípios ativos farmacêuticos, o respetivo mercado e os medicamentos acabados na UE. A principal vantagem deste eventual novo quadro é o facto de dever dar origem a legislação pertinente da UE que tenha em conta a natureza específica da produção e do comércio de substâncias ativas.”
Parecer a pedido da presidência belga.
Consulte gratuitamente este e outros artigos no Ceplis Telegram (pdf).
