Chipre implementa “cartão azul” para atrair trabalhadores altamente qualificados

Numa tentativa de reforçar a sua força de trabalho com profissionais qualificados, o governo de Chipre deu luz verde à implementação do sistema europeu do Cartão Azul.

O termo Cartão Azul, inspirado no Green Card dos Estados Unidos da América, é uma autorização de trabalho destinada a facilitar que cidadãos altamente qualificados não pertencentes a um estado-membro da UE trabalhem e vivam em 25 dos 27 países da União Europeia. Dinamarca e a Irlanda não aderiram.

Face à previsão de uma diminuição da população ativa da UE de 333 milhões em 2016 para 292 milhões em 2070, esperam-se consequências significativas para a mão-de-obra da União.

O Parlamento Europeu aprovou, em 2021, a reforma do sistema do Cartão Azul com a revisão da Diretiva ‘Cartão Azul UE’ de 2009 para facilitar aos empregadores nos Estados-Membros da UE a contratação de nacionais de países terceiros.

Consulte informação adicional no site do Parlamento Europeu.

Este é um dos temas em destaque da edição nº 2 de 2024 do Telegram, publicação do Ceplis, Conselho Europeu das Profissões Liberais, que a Associação Nacional dos Profissionais Liberais integra desde 2023.

Consulte gratuitamente este e outros artigos no Ceplis Telegram (pdf).