Língua Portuguesa celebrada pela Câmara de Comércio Belgo-Portuguesa

“Profissões liberais em português: mesma língua, desafios diferentes?”, este foi o tema da conferência dedicada aos profissionais liberais que decorreu no Dia Mundial da Língua Portuguesa, a 8 de maio.

Com a língua portuguesa como denominador comum, os participantes debataram as particularidades locais do respetivos exercício profissionais liberais.

O evento foi organizado pela Câmara de Comércio Belgo-Portuguesa (CCBP). Decorreu em Bruxelas e online. Rui Faria da Cunha, presidente da CCBP, fez o discurso de abertura.

O Conselho Europeu das Profissões Liberais (CEPLIS) participou com o seu diretor geral, Theodoros Koutroubas.

Portugal esteve representado pela Associação Nacional dos Profissionais Liberais (ANPL) através do seu presidente, Orlando Monteiro da Silva.

O Brasil esteve representado por Divanzir Chiminacio, presidente da Confederação Nacional dos Profissionais Liberais.

Três país africanos participaram. Angola foi representada por Rafael Savimbi, deputado da Assembleia Nacional. Cabo Verde foi representada por Carmelinda Abu Raya, médica e escritora. Por parte de Moçambique, participou Gilberto Manhica, bastonário da Ordem dos Médicos.

Em representação de Timor-Leste, participou o advogado Lukeno Ribeiro Alkatiri.

Assista à gravação integral do evento:

Multiplicidade de vozes

O Dia Mundial da Língua Portuguesa comemorou-se, pela primeira vez, em 2020, após ter sido consagrado pela UNESCO em novembro de 2019.

“A comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa procura constituir um meio de celebração da Língua e da sua dimensão crescentemente global, refletindo e dando voz à multiplicidade de vozes que a compõe e que constitui um dos seus traços fundamentais. Procura-se, igualmente, uma correspondente mobilização de um amplo e abrangente público”, contextualiza o Instituto Camões.

Este é um dos temas em destaque da edição nº 9 de 2024 do Telegram, publicação do Ceplis, Conselho Europeu das Profissões Liberais, que a Associação Nacional dos Profissionais Liberais integra desde 2023.

Consulte gratuitamente este e outros artigos no Ceplis Telegram (pdf).