União Europeia: o que esperar no novo ciclo?

As eleições europeias de junho trouxeram uma nova composição do Parlamento Europeu. O Telegram publica uma análise dos resultados eleitorais e das políticas que a União Europeia (EU) poderá adoptar.

Os comissários devem mudar. Com isso, não podemos razoavelmente prever as prioridades políticas que a nova Comissão irá levar por diante nos próximos cinco anos.

“É provável que a Comissão Europeia promova alguma forma de estratégia industrial e medidas restritivas contra países terceiros que sejam contrárias às práticas de concorrência leal”, avança o Telegram.

“Os veículos elétricos chineses são agora significativamente mais tributados pela UE para compensar subsídios injustos. É provável que sejam aplicadas medidas restritivas adicionais a outros sectores das exportações chinesas, bem como a certas empresas dos EUA. Tais ações terão provavelmente consequências para as profissões liberais, cujas atividades estarão mais bem protegidas contra a concorrência desleal”, acrescenta.

Os três líderes

A publicação do CEPLIS inclui também um artigo com perfis de Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, António Costa, presidente do Conselho Europeu, e Kaja Kallas, alta-representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança.

Estes são alguns dos temas em destaque da edição nº 10 de 2024 do Telegram, publicação do Ceplis, Conselho Europeu das Profissões Liberais, que a Associação Nacional dos Profissionais Liberais integra desde 2023.

Consulte gratuitamente este e outros artigos no Ceplis Telegram (pdf).