Miguel Pais Clemente representa a ANPL – Associação Nacional dos Profissionais Liberais.
A CIP – Confederação Empresarial de Portugal realizou a 16 de julho a primeira reunião do recém-criado Conselho da Cultura, Eventos e Entretenimento. Marcando, assim, o início de uma nova etapa para a promoção, dinamização e desenvolvimento destes setores cruciais para o país.
O encontro, que teve lugar na sede da CIP, em Lisboa, contou com a presença do presidente da CIP, Armindo Monteiro, e de 29 altos representantes de entidades associadas da Confederação, entre os quais Miguel Pais Clemente, membro dos órgãos sociais da ANPL.

Na reunião, Miguel Pais Clemente partilhou a visão da ANPL:
“Promoção e defesa dos profissionais liberais, nomeadamente detentores de qualificações de natureza intelectual, incluindo aquelas de índole artística e cultural, promovendo a sua responsabilidade, autonomia e independência no superior interesse dos consumidores e da comunidade em geral.”

Pais Clemente realçou ainda a pertinência do investimento na literacia das artes performativas: “porventura nada melhor que que colocar o artista, neste caso o performer como por exemplo um músico de orquestra a realizar um concerto comentado do ponto de vista das ciências da saúde, pois eu como médico dentista e também profissional liberal há mais de 20 anos que venha a estudar os problemas orofaciais dos instrumentistas de orquestra. Desta forma mais lúdica e a ensinar poderíamos fazer a população se interessar mais pela cultura, pelo entretenimento.
Pais Clemente referiu ainda na reunião que “Cultura é uma bandeira que promove o desenvolvimento de uma sociedade, onde o contributo individual e o cariz de humanismo transmitido à promoção dos eventos e entretenimento ajudarão a fazer da nossa uma sociedade mais culta, uma sociedade que não destrói e não promove a violência, estando assim mais próxima das pessoas e das populações.”
A próxima reunião está marcada para setembro próximo.

