Futuro das Profissões Liberais: Um Olhar para o Amanhã

O Dia Mundial das Profissões Liberais comemorou-se a 21 de setembro durante o 2º Fórum Profissional Liberal, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto.

“As profissões liberais estão em constante evolução, impulsionadas por fatores como a tecnologia, a globalização e as mudanças nas demandas da sociedade”, alertou Fernando Rodrigues Pereira, vice-presidente da ANPL, na sessão encerramento do 2º Fórum Profissional Liberal.

Para futuro, o vice-presidente da ANPL destacou quatro áreas de reflexão para os profissionais liberais:

Tecnologia e automação: Como a inteligência artificial e a automação impactarão as tarefas e as competências necessárias para os profissionais liberais?

Globalização e concorrência: Como a globalização afetará o mercado de trabalho para os profissionais liberais? Quais as novas oportunidades e desafios?

Ética e regulamentação: Quais os novos desafios éticos e como a regulamentação pode evoluir para acompanhar as mudanças nas profissões liberais?

Educação e desenvolvimento profissional: Quais as competências que os profissionais liberais precisarão desenvolver para o futuro?

O Fórum, organizado pela Associação Nacional dos Profissionais Liberais (ANPL), em parceria com a Ordem dos Arquitectos e com o apoio da Câmara Municipal do Porto e da Ageas Seguros, reuniu profissionais e entidades governamentais para discutir o futuro das profissões liberais.

A sessão final, dedicada a perspectivas futuras, contou ainda com a participação de Avelino Oliveira, presidente da Ordem dos Arquitectos, Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, e Carlos de Abreu Amorim, secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares.

Num apelo ao Governo, Fernando Rodrigues Pereira desafiou os gabinetes estatais de prospetiva e avaliação de políticas a realizar um estudo sobre o impacto das medidas propostas pela ANPL num documento já entregue ao Governo e à Concertação Social. O objetivo, para o vice-presidente da ANPL, é que a análise de dados concretos possa conduzir à tomada de medidas que beneficiem os profissionais liberais e, consequentemente, o país.

O vice-presidente da ANPL terminou a sua intervenção com um anúncio: a 3ª edição do Fórum Profissional Liberal já está marcada para o dia 26 de setembro do próximo ano. Fernando Rodrigues Pereira agradeceu o apoio da Câmara Municipal do Porto e expressou a sua confiança num futuro promissor para o setor.

Para acompanhar as atividades da ANPL, subscreva a nossa newsletter.