OE 2025: descidas na retenção na fonte e pagamento por conta

A Associação Nacional dos Profissionais prestou declarações ao jornal ECO sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2025 apresentada no Parlamento esta quinta-feira.

O documento prevê uma redução na retenção da fonte e no pagamento por conta dos trabalhadores independentes.

“A Associação Nacional dos Profissionais Liberais, sem prejuízo de uma análise com maior detalhe, congratula-se com o desagravamento das taxas de retenção na fonte e dos pagamentos por conta dos profissionais liberais”, fez saber a ANPL.

Consulte o artigo completo do ECO com as declarações do presidente da ANPL, Orlando Monteiro da Silva.

No que diz respeito à retenção na fonte de IRS, os profissionais liberais são atualmente sujeitos, regra geral, a uma taxa de 25%. A proposta de Orçamento do Estado prevê uma redução de dois pontos percentuais, para uma taxa de 23% no próximo ano.

Relativamente aos pagamentos por conta, que os profissionais profissionais estão sujeitos três vezes por ano, em julho, setembro e dezembro, os 76,5% da fórmula de cálculo atual serão reduzidos para 65%.

Propostas da ANPL apresentadas ao Governo

A Associação Nacional de Profissionais Liberais (ANPL) reuniu a 16 de setembro com o secretário de Estado do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Adriano Rafael Moreira, a quem entregou um documento com 12 propostas legislativas destinadas aos profissionais liberais.

A Associação Nacional dos Profissionais Liberais apresentou a 16 de setembro último ao Governo um conjunto de propostas legislativas destinadas aos profissionais liberais.

O “Contributo para a legislatura 2024/28 na Defesa e Promoção dos Profissionais Liberais”, identificou nove áreas prioritárias e 12 medidas:

1.⁠ ⁠Direitos de parentalidade
2.⁠ ⁠Trabalhadores estudantes
3.⁠ ⁠Fiscalidade e Segurança Social – Retenção na fonte e pagamento por conta
4.⁠ ⁠Limite Isenção de IVA
5.⁠ ⁠Regime Simplificado do Trabalhador Independente
6.⁠ ⁠Transparência Fiscal das Sociedades Profissionais
7.⁠ ⁠PRR
8.⁠ ⁠Segurança Social Trabalhadores Independentes
9.⁠ ⁠Alteração do regime fiscal das Contas Poupança Reforma.

No que diz respeito aos dois temas contemplados no OE 2025, Fiscalidade e Segurança Social, a ANPL propôs medidas que conferem maior simplicidade e flexibilidade, nomeadamente:

Medida 4️⃣
Flexibilidade na escolha de taxa a reter, com escolha feita pelo contribuinte e sugestão feita pela AT considerando nível de rendimentos (12,5%; 25%; 35%).

Medida 5️⃣
Desenvolvimento de um simulador para que o Trabalhador independente saiba com transparência, previsibilidade e planeamento qual o valor que já pagou por conta e retenção na fonte e possa antecipar o que tenha de pagar de imposto.

Medida 6️⃣
Possibilidade de realização de pagamentos por conta facultativos ao longo de todo o ano, ainda que com sugestão de valores por parte da AT.

Pretende a ANPL a implementação no futuro de medidas mais estruturais e definitivas durante esta legislatura, em articulação com o Governo e Assembleia da República e Conselho Económico e Social.

Para acompanhar as atividades da ANPL, subscreva a nossa newsletter.