O CEPLIS divulgou, na publicação Telegram, a resposta do TCE a uma carta do presidente do CEPLIS, Gaetano Stella, sobre a implementação da Diretiva “Qualificações Profissionais”.

Na carta, o presidente do CEPLIS concordou com as conclusões do TCE e apelou à Comissão Europeia para que revisse cuidadosamente as opções disponíveis para garantir que a Diretiva seja utilizada em todo o seu potencial.
Gaetano Stella sublinhou que, numa altura de crescente escassez de mão de obra e competências, é crucial que a Diretiva seja atualizada.
Em resposta, a chefe de serviço do TCE, Laurence Szwajkajzer, assegurou ao presidente do CEPLIS que o Tribunal acompanha a implementação das suas recomendações, promovendo uma melhor governação na UE.
A representante do TCE também informou que, embora esta auditoria específica não se tenha centrado nos fundos da UE, as suas conclusões e recomendações visam ajudar a melhorar o funcionamento das instituições da UE e, se aplicável, otimizar a utilização dos fundos em questão.
O CEPLIS planeia acompanhar este assunto junto dos eurodeputados e da Comissão Europeia, assim que os membros do Colégio forem confirmados pelo Parlamento Europeu.

A resposta do Tribunal de Contas Europeu (TCE) e o apelo do Conselho Europeu das Profissões Liberais (CEPLIS) para uma ação da Comissão Europeia sublinham a importância da Diretiva “Qualificações Profissionais” para enfrentar os desafios do mercado de trabalho da EU.
Este Telegram nº 14, publicação do CEPLIS, também destaca outros eventos importantes como:
- As audições do Parlamento Europeu com os Comissários designados, que terão início a 4 de novembro.
- As prioridades da UE para a 69ª sessão da Comissão da ONU sobre a Situação da Mulher, debatidas no Parlamento Europeu a 14 de outubro.
- A 23ª Reunião Europeia de Guias Turísticos da FEG e a Reunião Anual de Delegados da FEG, que se realizarão de 19 a 24 de novembro em Rodes, Grécia.
Consulte gratuitamente este e outros artigos no Ceplis Telegram (pdf).
