Uma delegação do Comité de Comércio do Parlamento Europeu visitou Londres entre 28 e 30 de outubro. O objetivo da visita foi reunir com representantes do governo britânico, parlamentares, empresas da UE e a sociedade civil, para obter informações sobre a implementação das disposições comerciais do Acordo de Comércio e Cooperação (TCA) entre o Reino Unido e a UE. O TCA está agendado para revisão em 2026.
Os eurodeputados também queriam ouvir empresas, a sociedade civil e partidos políticos sobre a implementação do Quadro de Windsor, concebido para resolver os desafios enfrentados pelos cidadãos e empresas na Irlanda do Norte. A Assembleia da Irlanda do Norte deverá votar ainda este ano sobre disposições-chave do Quadro de Windsor.
A visita ocorreu num contexto de esforços do novo governo britânico e da Comissão Europeia para “reforçar a cooperação” nas relações UE-Reino Unido.
Parceiros após Brexit
O Reino Unido continua a ser um parceiro comercial fundamental para a UE, e o Comité de Comércio é responsável por supervisionar a implementação e monitorização da política comercial comum da UE e das suas relações económicas externas. Desde o Brexit, os eurodeputados têm acompanhado de perto a evolução da relação comercial entre a UE e o Reino Unido.
A delegação foi liderada por Bernd Lange, presidente do Comité de Comércio Internacional, e incluiu vários outros eurodeputados. Bernd Lange afirmou que a visita foi uma oportunidade para explorar como o “reforço da cooperação” entre a UE e o Reino Unido se poderia traduzir na prática.
O TCA entrou em vigor em maio de 2021 e, juntamente com o Acordo de Saída, define o quadro para a relação entre a UE e o Reino Unido.
Soluções Windsor
O Quadro de Windsor, alcançado em 2023, apresentou soluções conjuntas sobre, por exemplo, alfândegas, produtos agroalimentares, IVA, auxílios estatais e medicamentos para lidar com os efeitos do Brexit na Irlanda do Norte.
Em outubro de 2024, o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reuniram-se e concordaram em identificar áreas onde o “reforço da cooperação” seria mutuamente benéfico.
A UE continua a ser o maior parceiro comercial do Reino Unido, representando 40% do comércio externo britânico de mercadorias em 2022, enquanto o Reino Unido é o terceiro maior parceiro comercial da UE, representando 9,8% do seu comércio, segundo a Comissão.
Assembleia do CEPLIS
A próxima Assembleia Geral do CEPLIS decorre em Bruxelas a 11 de dezembro. Este evento será a ocasião perfeita para todos os membros refletirem sobre um ano muito movimentado que se avizinha para o CEPLIS e para a União Europeia.
Estes são dois dos temas em destaque da edição nº 15 de 2024 do Telegram, publicação do Ceplis, Conselho Europeu das Profissões Liberais, que a Associação Nacional dos Profissionais Liberais integra desde 2023.
Consulte gratuitamente este e outros artigos no Ceplis Telegram (pdf).
Para acompanhar as atividades da ANPL, subscreva a nossa newsletter.
