A Associação Nacional dos Profissionais Liberais (ANPL) esteve representada por Artur Miler, membro da direção, na tomada de posse dos órgãos sociais da Federação Académica do Porto (FAP) para o mandato 2025.
A cerimónia decorreu quinta-feira, 12 de dezembro, em Vila Nova de Gaia, na emblemática Real Companhia Velha, tendo contado com a presença de diversas personalidades de relevo do Ensino Superior e da região do Porto.
Francisco Porto Fernandes, estudante do mestrado em economia da Universidade do Porto, foi reeleito a 5 de dezembro presidente da Direção da Federação Académica do Porto (FAP). Atualmente, a FAP representa 26 associações de estudantes, totalizando mais 80 mil estudantes, abrangendo os quatro subsistemas de Ensino Superior em Portugal.
“Os jovens precisam de esperança, esperança de uma vida melhor em Portugal. Precisam de uma nova forma de fazer política e a FAP pode, e deve, ser o motor dessa nova forma de fazer política”, defendeu o presidente da FAP, o organismo máximo de representação dos estudantes da Academia do Porto.
“Somos a geração das crises: da dívida pública, da pandemia e da inflação. Não conseguimos sair de casa dos nossos pais, porque o salário é menor do que a renda, não conseguimos poupar para concretizarmos os nossos sonhos e, muitas vezes, a única solução é abandonar o país à procura do nosso próprio projeto de vida”, exemplifica Francisco Porto Fernandes.
Entre as medidas apresentadas pela direção da FAP para o próximo ano estão o combate à desigualdade de oportunidades, a revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, o investimento no Centro de Estudos da FAP para desenvolver estudos de interesse público com vista a contribuir para as políticas públicas, o combate às alterações climáticas, a defesa dos direitos humanos, a recuperação da sede da FAP no Campo Alegre, o lançamento da APP FAP – a Academia no Bolso, entre outras.
Para Artur Miler, “a qualidade da cerimónia, aliada aos discursos proferidos, merecem destaque, em particular a intervenção do presidente Francisco Porto Fernandes. Estes momentos demonstram não apenas o compromisso, mas também a visão e a competência dos dirigentes associativos do ensino superior. A liderança da maior academia do país reflete uma confiança renovada e esperança no futuro das nossas instituições e dos seus estudantes.”
A ANPL, enquanto organização de promoção e defesa dos profissionais liberais, acredita que os jovens são o futuro e que é fundamental prepará-los para os desafios do mercado de trabalho, promovendo o empreendedorismo e valorizando as suas competências individuais.
Para aqueles que escolhem seguir esta via profissional, a ANPL assume o compromisso de estar ao seu lado, oferecendo orientação e apoio, além de defender políticas que garantam condições mais justas e dignas para o exercício das profissões liberais, tão essenciais para o desenvolvimento económico e social do país.
A ANPL expressa os mais sinceros votos de sucesso à nova direção da FAP para o mandato de 2025, acreditando que as suas propostas terão um impacto positivo na comunidade académica e contribuirão para um ensino superior mais inclusivo e inovador.

