O secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira recebeu a 7 de fevereiro, a Associação Nacional dos Profissionais Liberais.
A análise e contributos da ANPL para a Agenda para a Simplificação Fiscal, apresentada pelo Governo a 16 de janeiro último estiveram em particular destaque.
Os objetivos da Agenda, partilhados pela ANPL pretendem:
- Redução de custos de contexto
- Maior transparência e compreensão das obrigações tributárias
- Melhoria da qualidade dos serviços prestados
Estiveram presentes por parte da ANPL o seu presidente, Orlando Monteiro da Silva, vice-Presidente, Fernando Rodrigues Pereira, e porta-voz, João Ascenso.
Da parte do Governo, para além do secretário de Estado da Economia, esteve ainda presente o Adjunto do Gabinete, Miguel TC d’ Aguiar.

Sobre a Associação Nacional dos Profissionais Liberais:
A ANPL, assume-se em Portugal como a voz interprofissional de defesa e promoção dos profissionais liberais, freelancers e consultores, entendidos como os “detentores de qualificações de natureza intelectual, incluindo aquelas de índole artística e cultural, promovendo a sua responsabilidade, autonomia e independência no superior interesse dos consumidores e da comunidade em geral”.
Segundo o CESE, Comité Económico e Social Europeu, cerca de 22% dos trabalhadores da Europa estão ligados às áreas das profissões liberais.
Em Portugal, em termos macro, o setor dos serviços profissionais, excluindo artes e cultura, representa:
- 21,7 % do VAB, Valor Acrescentado Bruto da economia,
- 16,5% do emprego direto,
- 26,3. % do tecido empresarial e
- 28,7 % do investimento empresarial em I&D, Investigação e Desenvolvimento.
Nos últimos cinco anos, o número de trabalhadores independentes em Portugal, com habilitações superiores, cresceu cerca de 40%.
A ANPL integra o Conselho Económico e Social português em representação das Profissões Liberais
Para acompanhar as atividades da ANPL, subscreva a nossa newsletter.
