Orlando Monteiro da Silva no Grupo da Sociedade Civil do CESE

O Comité Económico e Social Europeu (CESE) anunciou as novas lideranças para o mandato 2025-2028. As nomeações trazem mudanças significativas tanto na presidência geral do CESE como na liderança do seu Grupo das Organizações da Sociedade Civil (Grupo III).

O presidente da Assembleia Geral da Associação Nacional dos Profissionais Liberais (ANPL), Orlando Monteiro da Silva, é um dos novos membros do CESE, representando Portugal no Grupo III.

Orlando Monteiro da Silva

O Grupo das Organizações da Sociedade Civil (Grupo III)

O Grupo III, focado na sociedade civil, tem um novo presidente: o ambientalista irlandês Cillian Lohan. Sucede a Séamus Boland, que assumiu a presidência geral do CESE.

Lohan representa a Green Economy Foundation e o Irish Environmental Pillar no CESE desde 2015. Os pilares temáticos do seu mandato serão a paz, a democracia e comunidades resilientes, sempre através da lente do desenvolvimento sustentável.

O Grupo III é composto por 110 membros. Além de Orlando Monteiro da Silva, há dois outros membros com atividade ligada aos profissionais liberais, no âmbito do Conselho Europeu das Profissões Liberais (CEPLIS): Norma Camilleri, da Federação Maltesa de Associações Profissionais, e Rudolf Kolbe, vice-presidente do Grupo III, da Conferência Federal Austríaca das Profissões Liberais.

Séamus Boland

Séamus Boland assume presidência geral do CESE

O irlandês Séamus Boland foi eleito por unanimidade como o 35º Presidente do Comité Económico e Social Europeu. É o segundo irlandês a liderar este órgão da UE nos seus 67 anos de história.

“A minha visão é a de uma UE de oportunidades, segurança e resiliência, que juntos podemos ajudar a concretizar”, disse Boland, “estamos a viver numa nova Europa em que a sociedade civil tem de estar no centro. Este será o meu lema durante o meu mandato como Presidente”, afirmou.

Membro do CESE desde 2011, o novo presidente destaca três áreas do seu programa:

  1. Uma União de oportunidades: combater a pobreza e garantir o crescimento económico com inclusão social.
  2. Uma União de segurança: proteger a democracia e o espaço cívico, reforçando a liberdade de imprensa e combatendo a desinformação.
  3. Uma União de resiliência: enfrentar desafios como as alterações climáticas e a transformação industrial, promovendo uma transição verde justa.

Séamus Boland será acompanhado na liderança por Alena Mastantuono (República Checa), vice-presidente para o Orçamento, e Marija Hanževački (Croácia), vice-presidente para a Comunicação.

Ceplis Telegram

Este é um dos temas da edição nº 18 de 2025 do Telegram, publicação do Ceplis, Conselho Europeu das Profissões Liberais, que a Associação Nacional dos Profissionais Liberais integra desde 2023.

Consulte gratuitamente este e outros artigos no Ceplis Telegram (pdf).

Para acompanhar as atividades da ANPL, subscreva a nossa newsletter.