Aplicação móvel facilita o acesso a financiamento da UE

A Comissão Europeia anunciou o lançamento de uma nova aplicação móvel, denominada ‘EU funding & me’, que visa simplificar e melhorar o acesso dos cidadãos ao financiamento europeu. Este desenvolvimento surge no contexto de uma ampla oferta anual de oportunidades de financiamento, que totaliza mais de 38 mil milhões de euros, disponíveis através do Portal de Financiamento e Concursos (Funding and Tenders Portal) da UE.

O principal objetivo da nova aplicação é tornar a candidatura a estes fundos mais fácil e mais amigável para o utilizador. Embora o processo de candidatura continue a ser realizado através do portal principal, a aplicação ‘EU funding & me’ atua como uma ferramenta complementar que assegura que o financiamento da UE está mais acessível.

A aplicação foi concebida para facilitar aos utilizadores a procura de oportunidades de financiamento. Além disso, ajudará os mais de 2 milhões de utilizadores registados e os mais de 300.000 visitantes semanais a acederem aos seus projetos diretamente a partir dos seus dispositivos móveis e tablets.

A ‘EU funding & me’ está disponível para os sistemas operativos Android e iOS, garantindo um acesso flexível aos serviços de financiamento da UE “a qualquer hora e em qualquer lugar”.

É importante notar que todos os cidadãos da UE podem candidatar-se a financiamento europeu. O Portal de Financiamento e Concursos continua a ser o ponto de entrada principal para os programas de financiamento e opções de contratação geridos pela Comissão Europeia e por outras instituições e agências da UE.

Através deste portal, é possível encontrar oportunidades de financiamento numa ampla variedade de áreas, abrangendo programas emblemáticos como o Erasmus+, o Horizon Europe e o Fundo Social Europeu+.

Ceplis Telegram

Este é um dos temas da edição nº 19 de 2025 do Telegram, publicação do Ceplis, Conselho Europeu das Profissões Liberais, que a Associação Nacional dos Profissionais Liberais integra desde 2023.

Consulte gratuitamente este e outros artigos no Ceplis Telegram (pdf).

Para acompanhar as atividades da ANPL, subscreva a nossa newsletter.