Profissionais liberais saúdam orçamento da União Europeia

O presidente do Conselho Europeu das Profissões Liberais (CEPLIS), Klaus Thürriedl, publicou uma reflexão no boletim do Conselho Económico e Social Europeu (CESE) “Organizações da Sociedade Civil” dedicada ao orçamento da União Europeia (UE).

Consulte a tradução para português do artigo do representante dos profissionais liberais:

Enquanto única associação europeia que reúne associações nacionais interprofissionais e associações europeias monoprofissionais que representam as profissões jurídicas, médicas, sociais e técnicas, o Conselho Europeu das Profissões Liberais (CEPLIS) estudou com grande interesse as propostas da Comissão Europeia para o Quadro Financeiro Plurianual 2028-2034 – o orçamento de longo prazo da UE.

Observamos, naturalmente com muita satisfação, que o objetivo central das propostas é o fortalecimento da UE, tanto a nível interno como externo, e a vinculação do financiamento comunitário ao respeito pelos princípios do Estado de Direito. Ficámos também muito satisfeitos por verificar que uma das prioridades do orçamento é facilitar o acesso a habitação acessível, inclusive através de planos nacionais e regionais, especialmente considerando que várias das nossas profissões desenvolveram propostas muito ponderadas, de relevância tanto nacional como europeia, nesta área.

Como seria de esperar, o facto de uma fatia substancial do orçamento ser dedicada à educação é uma excelente notícia, dado que sempre considerámos o Erasmus+ como uma prioridade que deve estar ligada à “União de Competências”. Muitas das nossas organizações defendem a extensão dos programas Erasmus a jovens profissionais; por conseguinte, saudamos o desejo da Comissão em apoiar a aprendizagem ao longo da vida, projetos de formação, estágios e a requalificação (up-skilling) neste contexto.

Para as profissões liberais, que são um contribuidor fundamental para o emprego, investigação e inovação na UE, os objetivos do futuro orçamento relativos ao investimento na transição digital, o apoio firme ao bem-sucedido programa de financiamento Horizonte Europa, a intenção de reforçar a proteção dos consumidores e a redução da burocracia são desenvolvimentos muito positivos.

Notamos e apoiamos o compromisso da Comissão em disponibilizar meios de financiamento da UE mais simples e rápidos para investigadores e empresas. É importante sublinhar que uma percentagem significativa dos nossos colegas trabalha no contexto de micro ou pequenas empresas, gerando crescimento para a UE e prestando serviços e aconselhamento de qualidade aos cidadãos, visando sempre a proteção da saúde e segurança públicas. Estes profissionais, vinculados a códigos de ética rigorosos destinados a proteger os seus clientes e pacientes, merecem políticas eficientes que tenham em conta a natureza específica das suas microempresas, permitindo-lhes prosperar.

O CEPLIS ambiciona ser uma força positiva na apresentação de propostas para atingir este objetivo e, de um modo geral, para a concretização dos resultados esperados por este orçamento.

A ANPL integra o CEPLIS desde 2023.

Para acompanhar as atividades da ANPL, subscreva a nossa newsletter.