Um Estatuto para o profissional liberal? (vídeo)

Existe em Portugal um tratamento diferente e profundamente injusto entre os trabalhadores dependentes e os profissionais liberais. É essencial para os profissionais liberais a concretização de um Estatuto próprio. Esta tem sido uma das causas da Associação Nacional dos Profissionais Liberais (ANPL), que publicou em 2022 um “Manifesto por um Estatuto do Profissional Liberal“.

Pela necessidade de trazer este debate para a sociedade, a ANPL reservou um dos paineis do Fórum Profissional Liberal para discutir a questão: “Um Estatuto para o Profissional Liberal?”.

Fernando Rodrigues Pereira, vice-presidente da da ANPL, moderou o painel que contou com três deputados da Assembleia da República:

  • Carla Castro, deputada da Iniciativa Liberal
  • Paulo Rios de Oliveira, deputado do Partido Social Democrata
  • Tiago Barbosa Ribeiro, deputado do Partido Socialista

Assista à gravação integral do painel “Um Estatuto para o Profissional Liberal?”.

Organizado pela ANPL, o Fórum Profissional Liberal decorreu no Porto a 23 de setembro, Dia Mundial das Profissões Liberais, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, nos Jardins do Palácio de Cristal.

A ANPL pretendeu prestar contas à sociedade e aos profissionais que representa, apresentar as suas atividades e projetos aos seus representantes ao nível europeu e mundial e aos parceiros sociais e institucionais, bem como a individualidades de referência no mundo da organização e relações laborais que participaram no Fórum, com apoio da Câmara Municipal do Porto.