Rui Moreira recebe Associação Nacional dos Profissionais Liberais

A recentemente constituída Associação Nacional dos Profissionais Liberais (ANPL), com sede na cidade do Porto, teve oportunidade através dos seus representantes presentes na reunião, Orlando Monteiro da Silva, presidente, Fernando Rodrigues Pereira, vice-presidente, e Carla Teixeira Dias, presidente da Assembleia Geral de dar a conhecer o seu projeto ao Dr. Rui Moreira.

A ANPL dirige-se aqueles “detentores de qualificações de natureza intelectual, incluindo os de índole artística e cultural, promovendo a sua responsabilidade, autonomia e independência no superior interesse dos consumidores e da comunidade em geral”.

A ANPL assume-se como “um projeto único, emanado da sociedade civil, independente e em construção”.

Foram abordadas nesta audiência as problemáticas dos profissionais liberais e trabalhadores independentes, as novas formas do trabalho, o nomadismo digital e a mobilidade no contexto nacional e internacional.

O risco que estes profissionais assumem, a sua desproteção em termos de proteção social e a fiscalidade foram também identificados e amplamente debatidos.

Referenciada também a enorme afetação nos seus rendimentos que de uma forma geral os profissionais liberais e trabalhadores independentes têm vindo a sofrer desde o início da década, que se estima em mais de 30%.

A ANPL agradece a Rui Moreira a disponibilidade e interesse, a partilha da sua visão sobre o conceito de profissional liberal e trabalhador independente, na sua qualidade de representante máximo de uma cidade que sempre valorizou as profissões liberais, o empreendedorismo e aqueles que trabalham de forma independente e por conta própria assumindo os respetivos riscos.

Créditos fotos: Filipa Brito / CM Porto